Familia e Sociedade - 4/2013
SERVIÇO SOCIAL – 1º SEMESTRE
DISCIPLINA:
FAMÍLIA E SOCIEDADE
RAFAEL HENRIQUE GOMES – RA Nº 6949485886
EDNA LUIZA DOS SANTOS BRAZ – RA Nº 6581325749
WANDERLEY BATISTA LIRA – RA Nº 7123530260
Maria Toribia Olazar Sanches
Jundiaí/São Paulo
19/04/2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho se propõe a mostrar a importância da atuação do profissional
graduado em serviço social no atendimento as famílias (usuários). Realizando assim todos os passos de um trabalho necessário que proporcione resultados positivos auxiliando não somente essas famílias que necessitam dos mesmos, mas também colaborando para toda a sociedade na qual essas famílias estão inseridas.
DESENVOLVIMENTO
•
Momentos de transformação de um modelo a outro de família.
Família medieval/moderna (Áries) define-se que essa família tinha por missão a conservação dos bens, de um mundo que o homem e mulher não poderiam viver isolados e as trocas de afetividades eram feitas por amigos e vizinhos amigos. No século XVI inicia-se um processo de nuclearização da família por manifestação tanto do homem quanto da mulher, somente a partir da idade moderna a família conjugal do século XIX, tinha uma marca de “indivisão” agrupado em relação ao trabalho que deu a origem a grande família patriarcal, (feudalismo
VS capitalismo), levando ao modelo de família nuclear moderna que substitui a mão de obra da família extensa. No século XIX a família burguesa é formada de Pai, Mãe e filhos que compondo uma mesma unidade habitacional .(Áries 1981)
Já a família europeia sofreu grandes mudanças marcadas pelo trabalho e a entrada da tecnologia na vida das pessoas. Para o autor, a tarefa de educar passa a ser da escola, nos mostra que as crianças, os idosos e outros membros dependentes da família começam a viver um longo processo de enclausuramento que é chamado de “escolarização”.(Áries)
Uma visão clássica em relação a família na contemporaneidade é a de Giddens (1993)