ESTUDO DE CASO DA NIKE
Estudo de caso: NIKE – retirado do livro: Introdução à Administração – Antonio Cesar Amaru Maximiano – Editora Atlas – São Paulo, 2006.
A Nike foi fundada em 1964 por Phil Knight, como um negócio de fundo de quintal, em Portland, Oregon, Estados Unidos. Phil Knight havia sido estudante de administração e atleta da Universidade de Oregan. Em 1961, Knight, então estudante de MBA na Universidade de Stanford, na Califórnia, teve a idéia de importar calçados esportivos do Japão. Essa idéia ele defendeu em seu trabalho de conclusão do curso de MBA e deu origem ao negócio que se tornaria a Nike. Nesse trabalho, Knight afirmava que as importações do Japão conseguiriam derrotar a hegemonia dos produtos esportivos da Alemanha nos Estados Unidos.
Origem da Empresa
Em 1964, Knight e seu antigo treinador de atletismo, Boweqnan, aplicaram 500 dólares cada um, para fundar uma empresa, chamada Blue Ribbon Sports. A empresa começou trazendo 200 pares de calçados de corrida da marca Onitsuka para os Estados Unidos. Knight, então empregado de um escritório de contabilidade, guardava os produtos no 'porão de sua casa e os transportava no porta malas de seu carro para vendê-Ios em eventos esportivos, em suas horas livres. Em 1969, Knight abandonou o emprego de professor de administração para dedicarse integralmente à companhia.
Esse foi o modelo de negócios até o dia, em 1970, em que o sócio de Knight inventou a sola que se tornaria a marca registrada da empresa, cozinhando borracha na chapa de waffle de sua família. Em 1971, a empresa mudou de nome para Nike. Por 35 dólares, no mesmo ano, uma estudante de artes gráficas desenhou a "vírgula" que se tornaria o símbolo da Nike. Quarenta anos depois, evoluindo gradativamente dos sapatos de corrida para outros produtos esportivos, a Nike era a maior empresa de esportes e fitness do mundo.
Situação em 2002
Em seu relatório aos acionistas, com data de maio de 2002, a Nike informava:
• Sua