Estudo de caso Nike
Qual é o negócio da Nike até 1.998?
Até 1.998, a Nike não tinha nenhum diferencial das outras marcas como Reebok, Adidas e New balance e essas começaram a investir mais em seus produtos, tornando-se mais agressivas. Assim, na passagem de 1.997 para 1.998 o desempenho da Nike começou a cair (no Japão os produtos encalharam). Tendo um lucro de 796 milhões de dólares em 97, bem diferente dos 4,2 bilhões em 1.977.
2- É o mesmo negócio que a empresa pretende ter de 1.998 em diante?
Não, de 1.998 até 2.002 a Nike define uma meta. Ser líder mundial no futebol, esporte fundamental para dar credibilidade como marca esportiva.
1. Quais são os fatores-chave para o sucesso da Nike?
R: Inovação, tecnologia e estratégia de marketing.
O diferençal da Nike é o investimento em tecnologia e inovação e assim dominando o mercado de calçados esportivos. Sua estratégia de Marketing é associar sua marca com os Atletas vencedores e assim investindo em patrocínio de milhares de atletas de renome, que reforçam o compromisso da empresa com a qualidade e com a saúde.
2. Em que pontos a Nike está vulnerável? Com o que deveria tomar cuidado?
R: No cenário corporativo atual tanto a Nike como as outras marcas, estão expostas a pirataria e como dizem "replicas perfeitas" e a concorrência de outras marcas como por exemplo a marca Mizuno que após algum tempo no anonimato, está voltando com tudo no mercado esportivo.
3. Que recomendações você faria aos executivos de marketing da Nike?
R: A marca Nike está vinculada como tênis esportivo, eu recomendaria uma linha fashion, pois muitas pessoas optam pelo conforto sem abrir mão de estar bem vestida e na moda.