Estudo de caso da danone
O atual contexto da empresa demonstra um posicionamento de vantagem competitiva ante o seu mercado, pois possui um produto inovador, ótima produtividade, ponto-de-venda ideal e excelentes pessoas.
A DANONE é uma empresa tradicional que oferece produtos de qualidade e saudáveis. O posicionamento bem feito diferencia para os consumidores o produto dos concorrentes criando uma vantagem competitiva, pois enfrenta concorrentes de peso como as marcas de atuação nacional (Nestlé e Batavo), e pequenos concorrentes como as marcas regionais (Vigor e Itambé) e as menos conhecidas que possuem a vantagem do preço ser reduzido.
A organização há alguns anos mostrava dificuldades em alcançar seus objetivos de lucro, e desenvolveu diversas áreas. Há melhora importante do relacionamento com o varejo, pois o ponto-de-venda agrega valor ao consumidor, e deve receber o devido foco; reforço da marca Danoninho, que é sinônimo de sua categoria, a depetit-suisse; houve também a aquisição de uma empresa produtora regional, o que ajudou a fortalecer ainda mais a marca.
Foram pesquisadas as razões do baixo consumo dos produtos entre os adultos: a primeira razão era preço; a segunda seria “não ter o costume”; e a terceira o sabor. O sabor foi melhorado, e hoje tem mais variações, até pro Activia, e ao mesmo tempo campanhas foram lançadas pra criar o habito do consumo, educando o consumidor, mostrando-lhe o valor de se alimentar com iogurte, por ser saudável e prático.
A empresa faz uso do fato de ser referencia em iogurte, quase como a Gillete é pra laminas de barbear, pra criar vinculo com o cliente. Aproveita também a ligação do público infantil com o Danoninho, levando a marca em outras fases da vida (Dan’Up quando jovem, Corpus e Activia quando adulto, por exemplo.
No Brasil a procura é por sabores mais adocicados e tradicionais como morango.