Estudo de caso danone
Anteriormente o modelo de produção eram Tayloristas (foco em processos), inclusive a área de vendas.
Com a queda de produção no Brasil, a companhia detectou a necessidade de mudança do modelo utilizado. Após um Plano de Ação, foi implantado a gestão do conhecimento através da implantação do DNA DANONE (Processos + pessoas).
B) Modelo de Gestão de Pessoas
Departamento Pessoal: O RH garantiu e criou o sucesso da disseminação da cultura proposta pelo DNA, ações necessárias e que fossem incorporadas no dia a dia dos profissionais.
Estratégico: O DNA só pode acontecer com a colaboração e participação de todos os funcionários, para assim surgir efeitos.
Comportamento Humano e Articulador por Competência:
- A empresa enxerga possibilidades nos funcionários compondo o DNA e fazendo com que os genes fossem desenvolvidos em todas as áreas de acordo com cada setor, afim de gerar benefícios a todos os envolvidos. Assim, o programa passa a valorizar mais os funcionários treinando, capacitando e desenvolvendo as competências para cada cargo/funcionário. - O RH garante reuniões constantes de feedbacks permitindo que os colaboradores expressem sua opinião e possibilitam averiguar se os objetivos da companhia que foram cascateados no início do ano estão sendo cumpridos.
C) Plano de Ação
- A área de marketing acionaria a área de RH juntamente com comercial/vendas. A área de marketing realizaria uma analise swot (análise do cenário atual da empresa) trabalharia as fraquezas x pontos fortes e as oportunidades x ameaças com objetivo de identificar elementos na gestão imediata, realizando assim estratégias para realização de previsão de riscos e problemas com RH, vendas e comercial. - A área de RH criaria estratégias que seriam centralizadas nos gestores como capacitação, treinamentos e desenvolvimento de pessoal. Criação do endomarkting (marketing dentro da empresa focando no conhecimento mais estratégico do mix de produtos,