Estudo De Caso 1 Danone
Estudo de Caso
1- Como a empresa pode utilizar terceiros (intermediários) e mesmo assim manter controle de informações de vendas e ações nos clientes?
R. Para manter o controle das informações de vendas e ações realizadas em clientes, a empresa Danone deve estipular em contrato, com todos os distribuidores autorizados, um período máximo de retorno de informações. Para que a cada 15 ou 20 dias (ou de acordo com a necessidade) seja responsabilidade do distribuidor enviar relatórios completos de suas visitas. Isso pode ser feito através de um Sistema desenvolvido para este fim, que seja de fácil utilização pelo distribuidor, fazendo com que o hábito de postar essas informações se torne natural às suas rotinas de trabalho. Além disso, deve-se estipular um valor mínimo e máximo para cada produto, evitando que cada representante coloque o valor que considerar melhor, o que atrapalha na manutenção da identidade da marca. Com isso, a Empresa conseguirá evitar problemas de perda de relacionamento e falta de controle dos produtos comercializados.
2- Você concorda com a estrutura implementada pela empresa, separando canais de atendimento a grandes clientes x pequenos varejistas e grandes cidades x pequenos municípios? Comente.
R. Sim, concordo com essa estrutura. A partir do momento em que a Empresa consegue identificar seus pontos de venda, fazendo uma segmentação de cada um, isso evita gastos desnecessários, inclusive com armazenagem de produtos. Isso porque, pontos pequenos não necessitam de um local grande para esse fim, podendo ser enviados produtos com espaço de tempo maiores e, pontos grandes, já necessitam de um estoque próximo com uma logística de entregas própria. Se essa separação não é feita, corre-se o risco de um ponto pequeno ser abastecido com produtos em demasia, que podem não ter saída e, pontos grandes, ficarem com falta de produtos para atender aos clientes.
3- A empresa é expert na distribuição