Estudo de Caso Cartona
CRUZEIRO
2014
QUESTÕES
O que você faria de diferente na transição da segunda para a terceira geração da família Monegaglia? Quais oportunidades e riscos que você identificou nesse momento da história da Cartona?
Em nossa opinião a posição dos três irmãos foi excelente e de grande sucesso. Eles foram preparados pelo pai e mantiveram a postura e cultura da empresa e acima de tudo souberam aproveitar o momento histórico de oportunidades no qual a empresa passava, pois ofereciam produtos com qualidade muito superior aos seus concorrentes, e com maior valor agregado. A Cartona focou no que o cliente queria e isso a tornava cada vez mais líder no seu segmento de mercado.
Discuta o papel que a equipe de colaboradores teve para o sucesso do processo de sucessão da Cartona?
A busca pela ajuda dos colaboradores mais experientes da empresa como consultores foi fundamental para o processo de transição da Cartona e principalmente colaborou psicologicamente com os três novos diretores que sempre os respeitaram muito e tiveram admiração. A grande maioria dos colaboradores da Cartona acreditavam no talento e deram um voto de confiança para os três meninos. Toda a equipe estava disposta a mudanças e se mostraram abertos para ajudar na formação e sucesso da nova diretoria da Cartona. Os pilares foram lealdade, garra, responsabilidade e autoconfiança. Isso fez com que os desafios de uma nova diretoria fossem superados da melhor maneira possível e ficou claro que estavam no caminho certo.
Em relação à Liderança Compartilhada, por que você acha que deu certo esse tipo de gestão da Cartona?
Acreditamos que em relação à liderança compartilhada dentro da gestão da Cartona, tendo em vista seu êxito foi principalmente porque não teve imposição de áreas para os três, e cada um se direcionou para a área que mais se identificava mais, sendo assim, quando eles assumiram as áreas que mais gostavam, consequentemente fazia com que a