Cartona
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O grande desafio do trabalho em epígrafe, é transcrever os fatos históricos da empresa CARTONA CARTÃO PHOTO NACIONAL LTDA, analisando os posicionamentos, tomada de decisões, influência da economia, enfim, tudo o que ocorreu para que esta empresa, pioneira no Brasil, se consolidasse no mercado e como a mesma continua a ser líder em seu segmento. Aplicando os conteúdos estudados nas disciplinas Ética, Política e Sociedade, Modelo de Gestão, Economia e Gestão de Pessoas, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática.
2 DESENVOLVIMENTO
A empresa CARTONA CARTÃO PHOTO NACIONAL LTDA, foi fundada em 1927, por João José Monegaglia, filho de imigrantes italianos, aproveitando a facilitação do comércio de papéis fotográficos e a grande demanda gerada pela abertura da Kodak no Brasil. Percebemos que a empresa, desde a sua criação, está voltada para o aproveitamento de oportunidades.
Em 1954, a Kodak iniciou a fabricação nacional de papéis fotográficos preto-e-branco e em 1958, a Fujifilm chegou ao Brasil, isso aqueceu o mercado interno de produtos fotográficos e, com isso, houve um grande crescimento da demanda por álbuns para amadores, diante deste novo cenário, a CARTONA, aproveita a mudança favorável do comércio e inicia um processo de expansão.
Durante a década de 70, a CARTONA lançou no Brasil os Álbuns de Folhas Autocolantes que apresentam o mesmo conceito dos álbuns de cantoneira - armazenar fotos de qualquer tamanho em qualquer posição sem a necessidade de serem fixadas com as cantoneiras, trazendo, portanto, uma inovação para os consumidores.
Ao final da década de 80 com o advento dos Minilabs, as máquinas de revelação em 1 hora, criou-se um padrão de tamanho para as fotografias (10 x 15 cm) e, mais uma vez, a CARTONA sai na frente e lança no Brasil os Álbuns de Encaixe