estudo de caso- Benetton
Caso 1 - Modais de Transporte e imacto na vantagem competitiva do negócio
Introdução
A postergação (Postponement) consiste no adiamento da diferenciação a ser introduzida no produto final ao longo do processo produtivo ou da cadeia de distribuição. A diferenciação é introduzida no produto com base num conjunto de itens b_á~icos a_dronizados,o mais próximo p possível do consumo. Permite melhores previsões de venda ao se considerar os produtos padronizados e previsões para a diferenciação porque essas ocorrem mais próximas do momento do consumo.
Excelentes exemplos são citados em Detoni (2001): a BENETTON, que produz roupas com cores neutras, colorindo-as semanas antes do envio para os pontos de venda, de acordo com as tendências da moda; a CORAL tintas que, com recursos de tecnologia fabrica corantes e cores básicas, disponibilizando nos pontos de venda do varejo a possibilidade de criação de milhares de novas cores, segundo as preferências e exigências do cliente.
Caso (Situação Real)
O grupo Benetton está representado em 120 países. As suas marcas cobrem 90% da Europa e a sua rede de varejo de 5.000 é centrada, cada vez mais, em grandes centros de venda. O desenvolvimento da organização comercial de Benetton centrou-se em mega~s.
Estas lojas caracterizam-se pelas suas grandes dimensões e localização em lugares de prestígio, em centros históricos e comerciais. As megastores da Benetton exibem colecções femininas, masculinas, infantis, underwear e uma vasta gama de acessórios. Uma equipe de 300 designers cria as coleções para a United Colors of Benetton.
Devido à falta de espaço para armazenagem, as lojas requerem suprimento rápido e confiável.
As fábricas da Benneton fabricam seus produtos em cor neutra (um tom claro de cinza), para tingi-Ias somente quando a demanda por determinadas cores se torna evidente. Esse processo é um pouco mais caro do que fabricar a partir do fio já tingido, mas a economia na cadeia de