IDENTIFICAÇÃO E LIGAÇÃO DOS TERMINAIS DE UM MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO
Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação
Laboratório de Instalações Elétricas
IDENTIFICAÇÃO E LIGAÇÃO DOS TERMINAIS DE UM MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO
Goiânia, 7 de novembro de 2013
Conteúdo
RESUMO 3
INTRODUÇÃO 4
MATERIAL UTILIZADO 5
EXPERIMENTO 5
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
RESUMO
Durante a realização do experimento número 07 do laboratório de instalações elétricas, enfatizamos noções sobre conexão e configuração das ligações de Motores de Indução Trifásicos (MIT) de acordo com as normas da NBR-5410/2004.
INTRODUÇÃO
Os motores podem ser constituídos por 1 ou 2 grupos de enrolamentos trifásicos. No primeiro caso, como são 3 enrolamentos, cada qual com um início e um fim, haverá 6 terminais disponíveis (motor de 6 pontas); no outro caso, um dos grupos pode ou não estar conectado internamente, configurando motores de 9 ou 12 pontas. Na terminologia americana os terminais dos motores de indução trifásicos são marcados por números. Os terminais marcados por 1-2-3 são para ligação à linha (início da bobina) e os outros terminais (fim da respectiva bobina) são marcados com os números 4-5-6, conforme a figura 1. Os terminais são usados para ligar o motor em triângulo, na tensão inferior, ou em estrela, na tensão superior.
Figura 1 - Marcação dos terminais
Quando os terminais não estão identificados é possível marcá-los através da verificação da continuidade da bobina entre dois supostos terminais. Isso é feito com o auxílio de um multi-teste na função ohmímetro. Uma resistência finita entre dois terminais evidencia uma bobina. Uma resistência infinita entre terminais testados significa que os mesmos pertencem a bobinas distintas. Na terminologia alemã os terminais são marcados por letras.
MATERIAL UTILIZADO
O material utilizado para a execução do experimento foi:
- Fusíveis (2 A);