isomeros
O isomerismo ou isomeria ("iso" = "mesmo" , "meros" = "partes") é o fenômeno caracterizado pela existência de duas ou mais substâncias que apresentam fórmulas moleculares idênticas, mas que diferem em suas fórmulas estruturais. Por exemplo: Etanol e Metoximetano possuem a mesma fórmula (C2H6O).
O estudo da isomeria é dividido em duas partes:
Isomeria plana - o fenômeno pode ser percebido pela simples análise da fórmula estrutural plana;
Isomeria espacial (Esteroisomeria) - neste caso, a isomeria só é perceptível por meio da análise da fórmula estrutural espacial. A isomeria espacial é dividida em duas partes: a isomeria geométrica (cis-trans ou Z-E) e a isomeria óptica.
Isomeria Plana
De função: Ocorre quando tem-se compostos de funções químicas diferentes, com a mesma fórmula molecular, porém, com propriedades diferentes.
De cadeia: Ocorre quando tem-se dois compostos pertencentes à mesma função química, que apresentam a mesma fórmula molecular, porém com cadeias diferentes.
Exemplos:
cadeias abertas e fechadas (propeno e ciclano (cicloalcano) cadeias principais abertas com número diferente de átomos de carbono cadeias principais fechadas com número diferente de átomos de carbono
De posição: Ocorre quando há variação de um radical ou insaturação. Pertencem, portanto, à mesma função química.
De compensação ou Metameria: Os isômeros pertencem à mesma função química, mas diferem na posição do heteroátomo, ou seja, um átomo que está inserido na cadeia carbônica. Exs:
Tautomeria: Caso particular da isomeria de função, no qual os isômeros coexistem em equilíbrio dinâmico em solução.
Os principais casos da tautomeria (tautos = dois de si mesmo) envolvem compostos carbonílicos. Ao preparar puma solução de aldeído acético, uma pequena parte se transforma em enol, o qual, por sua vez, regenera o aldeído, estabelecendo um equilíbrio químico em que o aldeído, por mais estável, está presente em maior concentração.