Internacionalizaçao das empresas
Processo de Internacionalização das Empresas
Trabalho apresentado à Escola Superior de Tecnologias de Fafe do Instituto de Estudos Superiores de Fafe para o cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção da avaliação da disciplina de Gestão de Negócios Internacionais, orientada pela Professor Adelaide Ferreira.
Resumo
Uma das principais características da nova economia é a transição da eficiência individual para a eficiência coletiva. A competitividade é, e será cada vez mais, relacionada ao desempenho de redes interorganizacionais e não de empresas isoladas, dai ai a importância da Internacionalização das Empresas. Foi-me proposto, como tema de trabalho, o Processo Internacionalização das Empresas, abordando uma empresa com sucesso na Internacionalização, neste sentido, mostro, os vários tipos de Internacionalização, bem como, o método utilizado pela empresa em estudo. Atualmente, para as empresas, o processo de internacionalização é ao mesmo tempo bastante atrativo, mas também mais complexo. Devido à exiguidade dos mercados domésticos, a maioria das empresas procura processos de internacionalização para crescer em termos de mercado, ter acesso a novos recursos ou recursos mais baratos e aumentar a rentabilidade das suas atividades. No entanto, com o aumento da concorrência internacional e o crescimento exponencial da informação disponível para as empresas, as decisões e opções estratégicas tornam-se cada vez mais complexas, obrigando a uma aprendizagem contínua.
Abstract
One of the main characteristics of the new economy is the transition from individual efficiency for collective efficiency. Competitiveness is, and will be increasingly linked to the performance of interorganizational networks rather than individual firms, hence the importance of al Internationalization of Enterprises. I was proposed as the theme of work, the process of internationalization of companies, operating a successful business in