Estudo De Case
Integrantes:
Carlos Vinícius Nunes Rugani
Daniel Maradona de Souza
Lucas Rodrigues da Costa
Rafael Batista de Almeida
“A segurança de voo é parte integrante de uma operação aérea eficiente.
Para que esta resulte plenamente, a segurança nasce com o projeto, amadurece com o plano e salda-se com o cumprimento bem sucedido de suas recomendações”
O presente trabalho descreve o acidente ocorrido no município de Quatro Barras (PR) envolvendo uma aeronave do fabricante CESSNA modelo Cessna 152 sob matrícula PT-FCA tendo como causa principal Falha de Motor Em Vôo.
Aeronave envolvida no acidente
A aeronave decolou do Aeródromo de Bacacheri (SBBI), com um instrutor e um aluno a bordo, a fim de realizar um voo local de instrução na área R-595.
Durante o voo, houve a perda de potência e travamento da hélice. O instrutor tentou reacender o motor sem sucesso e decidiu realizar o pouso na BR-116.Houve danos substanciais ao motor da aeronave.
Posição da aeronave após a parada total na BR-116
Durante a investigação, o motor Lycoming O-235-L2C, S/N L19954-15 foi desmontado e inspecionado nas dependências da empresa GAPLAN em Bacacheri, Curitiba, PR.
Na inspeção externa do motor, foi observado que na parte superior do bloco havia uma trinca resultante do impacto de componente rotativo interno.
No sistema de lubrificação do motor foi observada grande quantidade de limalhas.
Quando o motor foi aberto encontrou-se grande quantidade de limalha no interior do cárter. O moente da árvore de manivelas referente ao cilindro número 2 exibia evidência de que trabalhou sem lubrificação. Isso provocou o superaquecimento e a trinca observada na figura abaixo.
MOENTE
É o braço da manivela. Faz a ligação com a
Biela e recebe lubrificação pela tubulação interna do girabrequi.
Foi confirmada a suspeita de que ocorreu a perda de torque de uma das porcas que mantém a cabeça da biela do cilindro número 2, presa ao moente da árvore de manivelas, mostrada na figura.