Relat Rio3
1.1OBJETIVO
Determinar o teor de umidade do solo pelo emprego do aparelho "Speedy". A umidade é determinada por este processo, considerando a pressão do gás resultante da reação da água contida na amostra com o carbureto de cálcio que se introduz no aparelho.
1.2 MATERIAIS UTILIZADOS
Ampola de carbureto de cálcio.
Duas esferas de aço.
Câmara do aparelho.
6g de solo.
Uma cápsula.
1.1. PROCEDIMENTOS E DADOS DOS ENSAIOS
1) Introduzir na câmara as duas esferas de aço, deslizar as esferas para abertura lateral do recipiente para que ampola não se quebre antes de fechar;
2) Pesar a amostra e colocá-la no recipiente;(Figura)
3) Introduzir na mesma a ampola de carbureto de cálcio;(Figura)
4) Fechar o aparelho, agitá-lo repetidas vezes para quebrar a ampola, o que se verifica pelo surgimento de pressão assinalada no manômetro; continuar agitando, para que toda a água entre em contato com o carbureto.
ENSAIO 2 - MÉTODO EXPEDITO DO ÁLCOOL
OBJETIVO
Determinar a umidade dos solos. A umidade se determina pela adição de álcool à amostra e a sua posterior queima. Este procedimento pode ser usado no campo, quando autorizado pela fiscalização.
MATERIAIS UTILIZADOS
1) Pesar a cápsula (seca e limpa);
2) Colocar a amostra (1/3 da cápsula) na cápsula. Pesar e anotar;
3) Adicionar álcool etílico à amostra ate toda a amostra ficar saturada. 4) Atear fogo à amostra, estando a cápsula presa com as pinças e revolvendo continuamente a amostra para evitar grumos de solo, até que toda a água se evapore. 5) Repetir os procedimentos (3) e (4) até observar constância de massa. Geralmente isto ocorre a partir da terceira pesagem. Depois de cada queima, a cápsula é imediatamente tampada, e a pesagem é feita com a cápsula à temperatura ambiente. 6) Pesar a cápsula com o solo seco e anotar (M2)