Estudo de acidos e bases em meio aquoso
CURSO DE NUTRIÇÃO
ESTUDO DE ÁCIDOS E BASES EM MEIO AQUOSO
ANA PAULA CARVALHO
Sinop - MT
2014
ANA PAULA CARVALHO
ESTUDO DE ÁCIDOS E BASES EM MEIO AQUOSO
Trabalho Acadêmico Orientado apresentado à disciplina de Química Aplicada à Nutrição do Curso de Nutrição da Faculdade de Sinop - FASIP, como requisito para a obtenção de nota no bimestre.
Professora da Disciplina: Profa. Elisangela Pariz.
Sinop - MT
2014
1.1. FUNÇÕES INORGÂNICAS: ÁCIDOS, BASES, SAIS E ÓXIDOS Imagine-se chegando a um supermercado e todos os itens das prateleiras estivessem sem nenhuma organização: massas misturadas com bebidas, produtos de limpeza e higiene, carnes, verduras e assim por diante. Com certeza demoraríamos horas e horas para encontrar o produto desejado. Essa ilustração nos ajuda a entender como a organização em grupos com características semelhantes é importante e facilita a vida das pessoas. Na Química se dá o mesmo. Com o passar do tempo e com a descoberta de milhares de substâncias inorgânicas, os cientistas começaram a observar que alguns desses compostos podiam ser agrupados em famílias com propriedades semelhantes. Esses grupos são chamados de funções. Na Química inorgânica as funções principais são quatro: ácidos, bases, sais e óxidos. As primeiras três funções são definidas segundo o conceito de Arrhenius. Vejamos quais são os compostos que compreendem cada grupo:
1. Ácidos: São compostos covalentes que reagem com água (sofrem ionização), formando soluções que apresentam como único cátion o hidrogênio, H3O1+ (ou, conforme o conceito original e que permanece até hoje para fins didáticos, o cátion H1+) Exemplos:
H2SO4 H3O1+ + HSO4- ou H2SO4 H1+ + HSO4-
HCl H3O1+ + Cl1- ou HCl H1+ + Cl1-
1.1 Ácidos principais: Ácido Sulfúrico (H2SO4), Ácido Fluorídrico (HF), Ácido Clorídrico (HCl), Ácido Cianídrico (HCN),