Estudo das Medidas
de tendência central ou de posição
Medidas de variabilidade ou de dispersão ou de variação de formato
1. Medidas de Tendência Central ou de Posição
i) Definição:
Medidas de tendência central, como o próprio nome já diz, são aquelas cujo resultado tende localizar-se no centro da série.
De modo geral, se houver a necessidade ou interesse em apresentar informações de um conjunto de dados na forma resumida devemos apresentá-los em forma de medidas de tendência central.
As medidas mais utilizadas em estatística são: a média, a moda e a mediana.
ii) Medidas para Dados não Agrupados
1. Média ()
Aritmética
- Simples - Ponderada
Geométrica
Harmônica
1.1 Média Aritmética Simples
Para se obter a média aritmética simples de um conjunto de dados, devemos dividir a soma dos valores de todos os dados do conjunto pela quantidade deles.
Exemplo: Supondo que um aluno obteve as seguintes notas nas provas bimestrais durante o ano de 99. 10 bimestre 4 20 bimestre 5 30 bimestre 4 40 bimestre 7 para obter a média aritmética simples das notas e saber se o aluno ficará na final, faremos o seguinte cálculo: x1 = 4, x2 = 5, x3 = 4, x4 = 7 e n = 4. Logo:
indica que a nota média obtida pelo aluno durante o ano foi 5 portanto fará a prova final.
Comparar a posição do aluno cuja média obtida no exemplo anterior com um outro aluno que obteve as notas, 3, 7, 8 e 4 respectivamente nos 4 bimestres. Solução: Ao comparar a média 5 do primeiro aluno com a média 5,5 do segundo aluno, concluímos que o desempenho do segundo aluno foi melhor do que o do primeiro.
O desvio em relação à média (di) é a diferença entre cada elemento de um conjunto de valores e a média aritmética. Então,
Propriedades da média
a) a soma algébrica dos