Estudo da produção de uma industria de confecção
Mário Sérgio Leite (UFERSA) msleite100@gmail.com
Thiago Marques Ferreira (UFERSA) thiagomfdb@gmail.com
1. Introdução
A necessidade de fabricação de vestuário é muito antiga. Análises arqueológicas constataram a existência de vestimentas desde aproximadamente o ano 5000 ac.
Essa necessidade contínua de vestuário resultou na grande e complexa indústria têxtil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil, em 2010 o faturamento estimado da cadeia têxtil e de confecção foi de US$ 63 bilhões e a produção anual de vestuário foi de 9,8 bilhões de peças.
Nessa indústria, como em todas as outras, é extremamente necessário fazer um bom planejamento e controle da produção para que se possa garantir a competitividade num meio tão concorrido. O objetivo deste trabalho é justamente analisar o planejamento da produção de uma pequena empresa de confecção e tentar melhorá-lo através da implantação de um sistema de previsão de demando. 2. Descrição da empresa
A empresa de confecção estudada situa-se em Mossoró-RN, e confecciona camisetas, fardamentos e macacões para diversas outras empresas como supermercados, escolas, empresas petrolíferas, etc. Possui 12 funcionários e produz diariamente em torno de 200 peças. O seu faturamento anual médio é de aproximadamente R$ 1.720.000,00.
A empresa tem produção puxada, manufatura em lotes, arranjo físico por processo. O lead-time do macacão (principal produto da empresa) é de 7min e 29s. O volume de produção é baixo porém a variedade, a variação de demanda e o grau de visibilidade do produto é alta.
3. Processo Produtivo
O processo produtivo inicia-se com a solicitação de produção do cliente. O cliente cita todas as características desejadas e o desenhista transfere todos os dados para o software de desenho. Com esses dados, o desenhista imprime o modelo da peça num papel em tamanho real.
Com o modelo impresso, o modelador irá recortar o tecido de acordo