estudante
CONFECÇÃO
ÍNDICE:
HISTÓRICO
Surgimento das fábricas;
Surgimento e evolução da indústria de confecção;
A indústria de confecção no Brasil;
A indústria de confecção no Estado do Espírito Santo;
ESTRUTURA DE SERVIÇOS ESSENCIAIS DE UMA CONFECÇÃO
Organograma
Departamento Comercial
Departamento de Produto
Departamento Industrial
Departamento Administrativo
Departamento Financeiro
SEQÜÊNCIA DE UM PRODUTO NOVO
SEQÜÊNCIA DE UM PRODUTO EM FABRICAÇÃO NORMAL
SURGIMENTO DAS FÁBRICAS
O início da história do vestuário se confunde com a própria história do homem. Diz a Bíblia que, após ter cometido o pecado original, o homem sentiu vergonha de sua nudez e se cobriu. Vergonha ou necessidade, o fato é que nossa segunda pele, a vestimenta, acompanha nossa evolução desde então.
Inicialmente em regime doméstico, com os homens encarregados de obter as peles, e as mulheres cuidando de amaciá-las e uni-las, ela logo evoluiu. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Após a revolução industrial, desde o fim do século XVIII, ocorrida principalmente na Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha e nos Estados Unidos da América, caracterizada pelas mudanças políticas, sociais e econômicas apareceram as fábricas.
Como exemplo das primeiras unidades de produção em série, temos a Fiação, e a Tecelagem. Essas fábricas possuíam características como:
Produção em larga escala para o mercado;
Uso de máquinas que aceleram o processo de produção;
Uso de força motriz, diferente da força animal;
Trabalho assalariado;
Especialização no uso de máquinas
No início da revolução industrial os empresários impuseram duras condições de trabalho sem aumentar os salários para assim aumentar a produção e garantir uma margem de lucro crescente. A disciplina era rigorosa, mas as condições de trabalho nem sempre ofereciam segurança. Em algumas fábricas a jornada