Projeto Mauricio
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS – FUNEDI
Curso de Engenharia de Produção
Projeto
Giovanna Aquino
Guilherme Marques
Henrique Martins
Kelterin Corrêa
Resumo apresentado à disciplina Comunicação e Expresão do 1º período de Engenharia de Produção A para obtenção parcial de créditos.
Prof. responsável: Maurício José de Faria
Divinópolis, MG
Junho 2013
1. Titulo
Indústrias de confecção e suas facções
2. Introdução
O segmento da confecção está inserido no setor têxtil e engloba todas as atividades envolvidas na produção de roupas. Essas indústrias podem concentrar o processo completo de produção ou terceirizar uma ou várias fases de produção.
A facção é um sistema de terceirização e de integração que vem sendo muito utilizada na indústria da confecção. A vantagem que se tem ao contratar uma faccionista é que a confecção pode aumentar sua produção, contando com recursos terceirizados.
Assim uma indústria de confecção, que normalmente tem como principal atividade a criação e comercialização de seus produtos efetuam os cortes das peças e encaminham para outras indústrias menores que são contratadas para montar as roupas. Essas indústrias não comercializarão os produtos, apenas são responsáveis pelo serviço de montagem das roupas, devolvendo em seguida, para a indústria maior, que confere as peças, padroniza a qualidade e comercializa os produtos, tendo que todas são indústrias de confecção, mas uma comercializa a sua produção enquanto que a outra (facção ou ficcionista) apenas presta serviço a outras indústrias.
3. Justificativa
Obter conhecimento sobre as indústrias de confecção.
Quais as vantagens de trabalhar com uma facção.
Como é o processo de uma facção.
Curiosidade em conhecer o ramo têxtil.
4. Objetivos
Verificar as condições de trabalho das faccionistas.
Constatar a viabilidade de contratar uma facção.
Verificar como funciona o mercado faccionista.
5. Metodologia
5.1 Pesquisa