estudo da cor nas embalagens de água mineral
Além da função principal de armazenar e conservar o produto a embalagem se apresenta como o canal para que o consumidor tenha um contato mais próximo com a marca da empresa, tornando-se muitas vezes um dos fatores que motivam a compra. Neste sentido todos os elementos que farão parte da embalagem devem ser bem planejados. A cor é o elemento predominante numa embalagem que atrai de imediato a atenção do consumidor, pois ela em si é capaz de expressar sentimentos e ideias além de criar laços emocionais com os receptores. A cor provoca um estímulo visual como nenhum outro elemento e deve estar de acordo com a essência e finalidade do produto.
Aqui analisaremos brevemente o uso das cores verde e azul que são predominantes em embalagens de água mineral buscando compreender sua relação com o produto.
A cor azul está associada ao bem-estar. Produz um efeito calmante, além de ser considerado bom para o corpo e mente. Tais características se encaixam adequadamente à embalagem de água mineral que não é utilizada aleatoriamente, mas devido ao significado e sensações que essa cor evoca no receptor. É a cor predominante neste tipo de embalagem, justamente por estar ligada à ideia de limpeza, tranquilidade, confiança e consciência. Dificilmente é encontrada embalagem colorida para água mineral. A maioria é transparente, justamente para mostrar a cristalinidade que caracteriza o produto. Também não são comumente utilizadas cores quentes, como o vermelho e amarelo que transmitem maior intensidade, estímulo, sensações contrárias ao que o produto proporciona ao consumidor.
Nos mercados predomina também água mineral com sua embalagem verde, uma essa cor também transmite sua essência, pois é está associada à saúde, tranquilidade e possui efeito calmante e alivia o stress, além de ser equilibrador e rejuvenescedor. Há em algumas embalagens a combinação destas duas cores. A psicologia das cores tem feito parte do nosso