Estudo da cadeia de suprimentos
Aluno : Luiz Fernando Cesar de Novaes
Autor: CHOPRA, Sunil & MEINDL, Peter. Gestão da Cadeia de Suprimentos: estratégia, planejamento e operações. 4ª ed. . São Paulo, 2013. Nesse capitulo, o autor nos apresenta o conceito de Cadeia de Suprimentos, que é conjunto de clientes, varejistas, distribuidores e fornecedores de matéria-prima. Ao longo da cadeia de suprimentos circulam produtos, informações e recursos financeiros. O objetivo final de uma cadeia de suprimentos bem planejada é maximizar o excedente geral, isto é, a diferença entre valor gerado para o cliente, o quanto ele esta disposto a pagar, e o custo total que é somado ao longo de todos os estágios da cadeia.
Uma cadeia de suprimentos bem gerida executa papel chave no sucesso econômico de uma empresa e podemos definir três decisões-chave do processo de construção e definição da mesma, que são essas: a estratégia ou projeto da cadeia de suprimentos, onde são tomadas decisões de longo prazo tais como: capacidade das instalações, fornecedores, quais produtos serão fabricados, onde alocar os recursos, se algum ciclo do processo será terceirizado e ainda qual sistema de informação será utilizado.
A fase de planejamento envolve decisões de médio prazo, de 3 meses a 1 ano, e engloba decisões sobre quais mercados a empresa busca atingir, quais são as politicas de estoque a serem seguidas e quais promoções e preços serão praticados pelo marketing. Essa fase é pré-definida pelas decisões tomadas na fase anterior e ainda levam em considerações fatores como incerteza na demanda, taxas de cambio, e quais competidores são relevantes dentro do mercado que a empresa busca atender.
A fase de operação resume as decisões de curto prazo a serem tomadas pelo gestor, tais como priorização de pedidos, alocação de estoque, listas de picking no armazém, modais de entrega, prazos e pedidos de reposição.
Ainda podemos abordar a cadeia de