Análise do nível integrativo de uma cadeia de uma cadeia de suprimentos sucroenegética goiana: Um estudo apoiado em práticas de coordenação de fluxo de produção.

5114 palavras 21 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – CAMPUS CATALÃO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 7º PERÍODO

PAULO EDUARDO LINO PALHARES

ANÁLISE DO NÍVEL INTEGRATIVO DE UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS SUCROENERGÉTICA GOIANA: UM ESTUDO APOIADO EM PRÁTICAS DE COORDENAÇÃO DE FLUXO DE PRODUÇÃO.

Catalão – GO
2013
1. Introdução
De acordo com a Secretaria do Planejamento do Estado (SEPLAN, 2013), “Goiás está na vanguarda da indústria nacional de alimentos, mineração, fármacos, fabricação de automóveis e álcool”. O Estado ainda está no caminho para se tornar um dos líderes nacionais na produção de etanol, com a estimativa que a produção do ano de 2012 seja contabilizada em 2,8 bilhões de litros de álcool etílico hidratado, enquanto que a produção de açúcar deve alcançar a marca de 2 milhões de toneladas. Tais números refletem uma participação de 14% na produção nacional de etanol e 6,25% na produção nacional de açúcar (SEPLAN, 2013).
Estatísticas da agroindústria goiana, divulgadas pela SEPLAN (2013), evidenciam que o setor sucroalcooleiro é o que possui maior destaque econômico, representando 6% da participação das atividades agroindustriais no Produto Interno Bruto (PIB) goiano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2013), desse percentual o setor tem participação de cerca de 15% no PIB do estado, enquanto que os demais 85% refere-se à produção de adubos e fertilizantes, processamento de soja e outros grãos, empresas alimentícias verticalmente integradas, produtores de biodiesel, entre outros.
Em um cenário cada vez mais competitivo, com empresas pleiteando o desenvolvimento econômico em larga escala, que reflita diretamente no retorno financeiro, a visão holística dos processos se torna um meio de alcançar vantagem estratégica. O objetivo desse posicionamento integrativo na empresa resume-se no equilíbrio entre a elevada satisfação do consumidor e os custos, onde se utiliza de esforços combinados de todos os

Relacionados