Estudo cinético de uma reação
Unidade Acadêmica de Engenharia Química
Laboratório de Engenharia Química I
Aluna: Natália Porfírio Albuquerque – 112110737
Professor: Eudesio de Oliveira Vilar
EXPERIMENTO Nº 2 – ESTUDO CINÉTICO DE UMA REAÇÃO: ORDEM DE REAÇÃO E CONSTANTE DE VELOCIDADE
Campina Grande - PB, 19 DE NOVEMBRO DE 2013
1. Introdução
A cinética química, ou cinética da reação, é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas de processos químicos, e os fatores que a influenciam. É essa ciência que facilita o conhecimento para explicações de como diferentes condições experimentais podem influenciar a velocidade de uma reação química, assim como modelos matemáticos que podem descrever as características de uma reação. A velocidade de uma reação está relacionada com a concentração dos reagentes. Em 1864, Peter Waage e Cato Guldberg tornaram-se os pioneiros no desenvolvimento da cinética química pela formulação da lei da ação das massas, a qual estabelece que a velocidade da reação seja proporcional a quantidade de substâncias dos reagentes.
2. Objetivo Especifico
Determinar a ordem da reação e a constante de velocidade da oxidação do íon iodeto (I-) pelo íon persulfato (S2O8)-.
3. Revisão Bibliográfica
Reações de oxirredução são reações químicas nas quais ocorrem transferências de elétrons entre duas, ou mais espécies químicas. Neste tipo de reação há sempre perda e ganho de elétrons, pois o que é perdido por um íon, átomo ou molécula é recebido pelo outro. A oxidação é a chamada perda de elétrons, enquanto a redução representa o ganho de elétrons.
A oxidação do íon iodeto pelo íon persulfato é dada pela seguinte reação:
2I- + S2O8-2 amido I2 + 2SO4-2 (Oxidação do Iodeto) (1) K1
A formação do complexo amido-iodo dá uma coloração azul ao sistema reacional, a partir desse momento, sabe-se que a oxidação do iodeto ocorreu. A