Paulo Freire
1.1 – Ensinar exige rigorosidade metódica blogessenciaeequilibrio.blogspot.com
• Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se "aproximar" dos abjetos cognoscíveis. E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso "bancário" meramente transferido do perfil do objeto ou do conteúdo.
• Ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro antes que foi novo e se fez velho e se "dispõe" a ser ultrapassado por outro amanhã. Daí que seja tão fundamental conhecer o conhecimento existente quanto saber que estamos abertos e aptos à produção do conhecimento ainda não existente.
1.2 – Ensinar exige pesquisa ENSINAR EXIGEPESQUISA! coeliribas.blogspot.com http://www.google.com.br/imgres?q=Ensinar+exige+pesquisa soleituras.wordpress.com
Ensinar, aprender e pesquisar lidam com dois momentos do ciclo gnosiológico: -o em que se ensina e se aprende o conhecimento já existente e -o em que se trabalha a produção do conhecimento ainda não existente. A "dodiscência" - docência-discência - e a pesquisa, indicotomizáveis, são assim práticas requeridas por estes momentos do ciclo •O saber de pura experiência feito.
1.3 – Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos mltiplasvivncias.blogspot.com pelocorredordaescola.blogspot.com
Porque não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, a realidade agressiva em que a violência é a constante e a convivência das pessoas é muito maior com a morte do que com a