Estudo ativo Libâneo
Percebe-se a relação entre o processo de ensino e o estudo ativo, portanto o capítulo descreve como o professor pode comandar, estimular e orientar as condições internas e externas do ensino.
O estudo ativo e o ensino
É necessário ter presente que os conteúdos representam o elemento em torno do qual se realiza a atividade de estudo. O estudo ativo é por conseqüência uma postura do aluno e do professor frente ao conteúdo, pois as atividades deste estudo ativo se baseiam nas atividades do aluno de observação e compreensão de fatos ligados a matéria, da atenção na explicação do professor, favorecendo o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas do aluno. Não existe ensino ativo sem o trabalho docente.
A atividade de estudo e o desenvolvimento intelectual
Libâneo, declara algo muito importante e já dito em outros momentos humanos "O objetivo da escola e do professor é formar pessoas inteligentes..." e capazes de tomar decisões corretas e participar ativamente na sociedade, opinado e brigando por seus direitos.
O professor deve fazer com que aluno compreenda o assunto em questão, dando a possibilidade do alunado pensar de forma independente e criativa sobre ela. Levantando dificuldades do trabalho docente para estimular a curiosidade ao conhecimento, assunto já discutido anteriormente, relacionando os capítulos de forma que aluno avance com esses conceitos formados e evolua. Não agindo de forma ativa e inovadora ocorre que o professor usa um estilo convencional de aula, igual para todas as matérias, com falta de entusiasmo e sem adequação com o mundo prático e real do aluno.
As dificuldades podem ser superadas com um domínio maior do conteúdo por parte do professor, elegendo mais de um livro de referência, estar atualizado com as notícias, conhecer melhor as características dos seus alunos, dominar técnicas, didáticas e metodologias. Cada tarefa didática será uma tarefa de pensamento para o aluno.
Obs: Tomaremos a liberdade de opinar