Estudantes
Cumarinas são lactonas do ácido o-hidroxi-cinâmico. São amplamente distribuídos nos vegetais, mas também podem ser encontradas em fungos ebactérias.
Possuem odor característico e por isso foram amplamente utilizadas em aromatizantes de produtos industrializados. Anos depois passou a ser considerada uma substância tóxica, porém não o suficiente para matar, e assim passou a ser utilizada em produtos de limpeza e cosméticos.
Possuem atividade anticoagulante, vasodilatadora, espasmolítica e antitrombótica.
Um exemplo é a castanha da índia, muito utilizada contra varizes.
A Benzopirona aumenta a circulação linfática através da ação linfocinética, melhorando o retorno venoso e o suprimento de sangue arterial. Atua também sobre a permeabilidade capilar reduzindo a exsudação e o edema.
INDICAÇÕES:
Síndromes varicosas, hemorróidas, úlceras da perna; flebites, tromboflebites, periflebites, síndromes pós-flebíticas; estases linfáticas, linfangites, linfadenites, linfedemas; estases venosas, edemas, arterites; profilaxia da trombose pré e pós-operatória e da gravidez; profilaxia e tratamento de edemas e estases linfáticas pós-operatórias e pós-traumáticas, braquialgias, cervicalgias e lombalgias.
CONTRA-INDICAÇÕES:
Hipersensibilidade à Cumarina e Hepatopatias graves.
PRECAUÇÕES:
A utilização de altas doses ( acima de 45mg ao dia ), em tratamentos prolongados ( mais de um mês de duração ), deverá ser acompanhado de avaliação da função