Contabilidade Internacional
A Contabilidade na Grã-Bretanha
Sumário
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade com o advento da globalização e do crescente desenvolvimento da internacionalização das empresas sofre mudanças quanto às normas e práticas contábeis estabelecidas. Desde seu surgimento, a Contabilidade evolui conforme o ambiente e o crescimento econômico, influenciada pelo desenvolvimento das empresas. Como consequência, os usuários das informações contábeis tornaram-se mais exigentes quanto às demonstrações financeiras que são utilizadas para tomada de decisão.
Para tentar harmonizar essas divergências, surge a contabilidade internacional para padronizar os relatórios financeiros elaborados por contextos de outros países e definir métodos de adaptação aos padrões internacionais a partir da contabilidade local.
Ela está estruturada a partir do estudo das normas contábeis vigentes em cada país e tem como objetivo a transformação de relatórios a diferentes regras normativas, conforme os interesses comerciais relacionados a operações de exportação/importação ou entre empresa matriz e filial situada no exterior, por exemplo.
A sua aplicação é essencial, pois facilita a integração de informações econômicas entre o mercado internacional, pois há ocorrência de muitas transações entre os países devido à globalização.
A proposta é que os princípios básicos que norteiam a contabilidade sejam comuns a fim de facilitar cada vez mais a troca de informações entre diferentes mercados globais.
Este trabalho abordará o berço da contabilidade mundial, a Grã-Bretanha, com sua forte influência nas normas contábeis, profissionalismo, atuação e transparência, servindo de modelo para alcançar a tão sonhada harmonização entre os relatórios contábeis.
2. Contabilidade Internacional
O autor Fabretti (2009) define contabilidade como “a