Estudante
Capitulo 1- Problemas Ambientais, suas causas e a sustentabilidade
Estudo de caso: Vivendo em uma era exponencial
O crescimento exponencial é enganoso. Ele começa devagar, mas após duplicar apenas algumas vezes, aumenta para números gigantescos, pois cada duplicação é maior do que o total de todo o crescimento anterior. Metade dos trabalhadores no mundo tenta sobreviver com menos de 2 dolares/dia. Essa pobreza afeta a qualidade ambiental, pois para sobreviver muitos pobres exaurem e degradam as florestas, os campos, o solo e a vida selvagem.
Ideias principais Nossa vida e economia dependem da energia do Sol e dos recursos e serviços naturais da Terra (capital natural), oferecidos pela natureza. Atualmente, estamos vivendo de forma não sustentável , exaurindo e degradando o capital natural da Terra que nos sustenta e a nossas economias. As principais causas de nossos problemas ambientais são o crescimento da população, o desperdício no uso de recursos, a pobreza, a falta de valorização do capital natural da Terra e a ignorância sobre como o planeta funciona. Temos entre 50 e 100 anos para fazer uma transição para sociedades humanas mais sustentáveis que copiem a forma como a Terra sustentou a si mesma por bilhões de anos.
1.1- Vivendo de forma mais ambiental
Ciência Ambiental e ambientalismo
Ciência ambiental é o estudo de como a Terra funciona, de como interagir com ela e de como lidar com os problemas ambientais.
Um caminho para sustentabilidade
O tema central deste livro é a sustentabilidade. Ela é constituída pelos subtemas do capital natural, degradação do capital natural, soluções, compromissos e os indivíduos fazem a diferença e é fundamentada por ciência consolidada.
1ª etapa é conservar o capital natural da Terra (os recursos e serviços naturais que mantém a nossa e outras espécies vivas e que dão suporte às nossas economias).
A sustentabilidade significa sobreviver com essa renda biológica