Estudante
COORDENAÇÃO DE TURISMO E HOSPITALIDADE
CURSO TÉCNICO EM HOSPEDAGEM
A IMPORTÂNCIA DO PREPARO PSICOLÓGICO DOS COLABORADORES INTERNOS NO SEGMENTO HOTELEIRO
REBECA BONFIM SANTOS
Trabalho apresentado para avaliação da disciplina
Hospedagem
SALVADOR
JANEIRO – 2013
A IMPORTÂNCIA DO PREPARO PSICOLÓGICO DOS COLABORADORES INTERNOS NO SEGMENTO HOTELEIRO
RESUMO
A saúde psicológica e mental está, constantemente, relacionada apenas a comportamentos anormais, o que é completamente equivocado, visto que, é de interesse da Psicologia todos os aspectos do pensamento e comportamento humano, em todas as instâncias. No segmento hoteleiro, a adoração ao “servir bem” é o maior pré-requisito para se obter êxito e sucesso, dessa forma, o presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão e alertar para a decisiva importância do acompanhamento psicológico de todos os colaboradores da área de Turismo com ênfase na Psicologia Social, visando a qualificação desses trabalhadores e, conjuntamente a esse aspecto, auxiliando na definição individual e no crescimento humano e profissional do mesmo.
PALAVRAS – CHAVE
Equilíbrio Psicológico; Qualificação profissional; Hotelaria.
1. INTRODUÇÃO
Ainda hoje, em pleno século XXI, existe quem desacredite na educação psicológica como sinônimo de crescimento profissional. Há um significativo preconceito contra quem é profissional da Psicologia, contra quem usa dos serviços desses profissionais e contra a importância do uso dos mecanismos trazidos por essa ciência.
O equivocado conceito de que a Psicologia está apenas para diagnosticar e tratar comportamentos psicóticos, psicopatas e/ou qualquer um que fuja da realidade e da normalidade é o principal fator para essa rejeição à Psicologia.
Esse é um conceito já tão enraizado na sociedade que, muitas vezes, o próprio indivíduo que defende ou até mesmo é formado nessa ciência, rejeita a possibilidade,