Plexos neurais
Caixas de ligação nervosa = os plexos Um plexo nervoso é uma rede de nervos entrecruzados semelhante a uma caixa de distribuição eléctrica numa casa. No tronco do corpo existem quatro plexos nervosos. * O plexo cervical leva as ligações nervosas à cabeça, ao pescoço e ao ombro. * O plexo braquial leva ao peito, ao ombro, ao braço, ao antebraço e à mão. * O plexo lombar leva às costas, ao abdómen, à virilha, à coxa, ao joelho e à perna. * O plexo sagrado leva à pelve, às nádegas, aos órgãos sexuais, à coxa, à perna e ao pé.
Devido à interligação dos plexos lombar e sagrado, por vezes são designados como o plexo lombossagrado. Os nervos intercostais estão localizados entre as costelas.
NEUROANATOMIA - NERVOS PERIFÉRICOS
Os nervos periféricos constituem-se nos 12 pares de nervos cranianos e os 31 pares de nervos raquidianos, ou periféricos, sendo subdivididos em 8 nervos cervicais, 12 nervos torácicos, 5 nervos lombares, 5 nervos sacrais e 1 nervo coccígeo. Cada nervo periférico consiste em feixes paralelos de fibras nervosas podendo ser aferentes ou eferentes, mielinizados ou não, envolvidos por tecido conjuntivo: as camadas de tecido conjuntivo que podemos observar são denominadas epineuro (mais externo), perineuro e endoneuro.
Os 31 pares de nervos raquidianos emergem da medula espinhal passando pelo forame intervertebral da coluna vertebral. Cada nervo espinhal comunica-se com a medula através de duas raízes: anterior (motora) e posterior (sensorial). Os corpos celulares destas fibras nervosas ficam no chamado gânglio da raiz posterior. Os ramos anteriores podem se entrecruzar formando plexos ou seguirem diretamente para as regiões a que se destinam (metâmeros). Os plexos são: Cervical, Braquial, Lombar e Sacral, alguns autores descrevem os plexos lombar e sacral conjuntamente (plexo lombossacral)
No sistema nervoso periférico, cada axônio, esta em contato com as células de Schwann (responsável