Estudante
Empreendedorismo Planos Econômicos
Profª: Walcerly Aluno: Mauricio Igor Damaceno RA: 6814000185
Março/2013
Planos Econômicos
Nos últimos 25 anos, os planos econômicos mexeram muito com a economia no Brasil. Antes da estabilidade da moeda, o país viveu momentos difíceis, com altos índices de inflação.
Para tentar vencer a inflação, foram muitas as tentativas e também muitos erros. Após o Regime Militar, a primeira luta para alcançar a estabilidade começou com o Plano Cruzado, em 1986, no governo Sarney.
Esse plano consistiu, em primeiro lugar, na transformação do Cruzeiro em Cruzado, com o corte de três zeros. Outro ponto seria o congelamento de preços e salários. O primeiro problema do Cruzado foi o desabastecimento, ou seja, rapidamente começaram a faltar produtos nas prateleiras, demonstrando que o plano não tinha consistência.
Já em 1987, o então ministro da Fazenda Dilson Funaro foi afastado, e foi nomeado para o cargo Luiz Carlos Bresser Pereira, que cria o Plano Bresser. Esse plano também é conhecido como Cruzado Novo. Ele era apenas um reajuste do modelo inicial.
No ano de 1989, o Brasil viveu o pico inflacionário, Bresser então se demite e é substituído por Maílson da Nóbrega, que é o último ministro da Fazenda da Era Sarney. Ele lança o chamado Plano Verão que, assim como ocorreu no Plano Bresser, também gerou grandes desajustes às cadernetas de poupança.
Em 1990, juntamente com a ministra Zélia Cardoso de Mello, Collor lança o famoso Plano Collor que, mais uma vez, causa um impacto na economia. Ele restabelece o Cruzeiro, deixando de