Como pedir aumento
A consultora Meiry Kamia, dá algumas dicas de como solicitar aumento: 1. Colete dados objetivos de benefícios obtidos para a empresa (aumento do faturamento, melhoria de processos, redução de gastos, etc) e que estejam diretamente ligados ao seu desempenho.
2. Evite justificar o aumento apenas dizendo que você faz bem o seu trabalho, que não chega atrasado, que não falta, etc. Isso tudo nada mais é que obrigação. Para merecer o aumento é necessário mostrar que você está fazendo um trabalho além do que foi contratado e que está gerando benefícios para a empresa.
3. Evite também comparações com colegas do tipo "eu trabalho mais que fulano", "o fulano é folgado, eu faço todo trabalho meu e dele junto, por isso mereço ganhar mais". Esse tipo de justificativa não tem sustentação sólida e mostra imaturidade para lidar com a situação.
4. Observe o momento propício, se a empresa estiver passando por um período de crise financeira, talvez não seja o melhor momento.
5. Escolha o melhor momento para falar com seu chefe. Evite dias muito atribulados e estressantes, tente abordá-lo num dia mais tranquilo.
Não fale sobre aumento quando você ou seu chefe estiverem ocupados ou preocupados com algum outro assunto do trabalho. Tente agendar um horário num dia mais tranquilo.
Nunca peça aumento quando o chefe te pedir um favor ou quando ele precisar de você para apagar um "incêndio" no escritório. Pode até funcionar, mas existem grandes chances do chefe achar que foi chantageado e tentar dar o troco quando não precisar tanto de você.
Necessidade de aumento
Para a psicóloga organizacional da Luandre, Darlene Souza, políticas de cargo e salários, quando adotadas nas companhias, devem ser transparentes e aplicadas mediante ao desenvolvimento, desempenho e resultados alcançados pelos colaboradores.
“Sendo