Professora
CENTRO DE ARTES E LETRAS
DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS
CURSO DE ARTES VISUAIS
FUNDAMENTOS I
Jane Andiara Soares Zofoli
Professora: Mirian Martins Finger
Foto: catálogo exposição 2008 Museu Lasar Segall
APRECIAÇÃO DE UMA OBRA DE LASAR SEGALL Morro Vermelho
1926, Óleo sobre tela, 115x95 cm, coleção particular, S. Paulo
Santa Maria, RS, Brasil.
2012
1 INTRODUÇÃO
Apreciar uma obra de arte é uma tarefa difícil, mas, baseados em conceitos teóricos recebidos em sala, passaremos a tarefa, sob um outra ótica de análise.
Passaremos a apreciar uma obra do lituano naturalizado brasileiro Lasar Segal ( 1891-1957).
A obra é Morro Vermelho
1926, óleo sobre tela, 115x95 cm, coleção particular, São Paulo.
ABORDAGEM TEMÁTICA
A obra apresenta o tema da Virgem com Menino no colo, que sugere devoção cristã, mas ambos exibem traços africanos, o que é absolutamente incomum na arte dos anos 1920.
Vê-se, ao fundo, palmeiras em perspectiva e casarios, e o objeto da obra em primeiro plano.
Embora a mãe e o filho sejam o principal da obra, o entorno, retratando casas pobres, parece ser indispensável para compor a narrativa proposta.
ABORDAGEM BIOGRÁFICA
Lasar Segall nasceu em Vilna, Lituânia, em 1891. Esse lituano naturalizado brasileiro pode-se dizer, foi um artista plural, sendo pintor, desenhista, gravador, escultor e foi um dos introdutores do Modernismo no Brasil. Foi referência para uma geração inteira de artistas. É considerado também um mestre do expressionismo. Quando nasceu, sua cidade natal estava dominada pelo Império Russo, então Segall foi discípulo de Antokolski, um dos mais famosos escultores russos do século XIX. Aos 15 anos, mudou-se para Berlim, onde ingressou na famosa e rigorosa Academia Imperial de Belas Artes, afastando-se em 1909 por expor no Freie Sezession ( Secessão Livre), onde ganhou o prêmio Max Lieberma, período em que sua obra esteve fortemente