Estudante
1 – educação escolar: fazer-se e refazer-se na e pela pesquisa
Proposta de que a base da educação escolar é a pesquisa, não a aula ou o mero contato entre professor e aluno. É essencial não perder de vista que conhecimento é apenas meio, e que, para tornar-se educativo, carece ainda orientar-se pela ética dos fins e dos valores.
Tabela pag 8
A pesquisa incorpora necessariamente a pratica ao lado da teoria, assumindo marca política do inicio ate o fim. Essa marca não aparece só na presença da ideologia, mas, sobretudo no processo de formação do sujeito crítico e criativo, que encontra no conhecimento a arma mais potente de inovação, para fazer e se fazer oportunidade histórica.
Para o autor, onde não aparece o questionamento reconstrutivo, não emerge a propriedade educativa escolar: processo de construção do sujeito histórico; conhecimento inovador; pesquisa incluindo percepção emancipatória do sujeito; questionamento sistemático da realidade; pois não é possível sair da condição de objeto, que o autor chama de massa de manobra, sem formar consciência critica desta situação e contestá-la com iniciativa própria, fazendo desse questionamento o caminho de mudança.
Gráfico pag 10
A característica emancipatória da educação exige a pesquisa como seu método formativo.
Ate certo ponto Educação e pesquisa são processos coincidentes: a) Postam-se contra a ignorância: A pesquisa busca o conhecimento para poder agir na base do saber pensar X A educação busca a consciência critica. b) Valorizam o questionamento: A pesquisa