Estudante
A Velocidade da Luz é Infinita?
[pic]
[pic]
A luz tem velocidade infinita?
Por volta do século XVII tinha-se a noção de que a velocidade da luz era infinita, ou seja, era transmitida instantaneamente de um ponto para outro. Galileu Galilei, físico e matemático italiano que teve papel muito importante na revolução científica, criticou essa crença, pois ele julgava falhos os argumentos apresentados pelas pessoas que defendiam essa idéia.
Querendo esclarecer essa questão, Galileu realizou inúmeras experiências na tentativa de obter o valor da velocidade da luz. Em uma dessas tentativas, Galileu subiu numa colina e seu assistente, em outra e, separados por uma distância de aproximadamente 2 km, o físico tentou medir o tempo gasto pela luz ao fazer o percurso de ida e volta entre as duas colinas. É evidente que se conhecendo a distância entre as mesmas e o tempo gasto pela luz para percorrer a distância entre as duas colinas, era possível determinar o valor da velocidade da luz.
O princípio que Galileu empregara está correto, no entanto sua experiência não teve sucesso. Hoje sabemos que a luz possui velocidade muito grande, cujo valor é aproximadamente igual a 3 x 108 m/s. No experimento realizado, a luz gastava 10-5 s para realizar o trajeto de ida e volta entre as duas colinas, esse tempo, muito pequeno, era impossível de ser medido com os aparelhos existentes na época, é esse o grande motivo pelo fracasso do experimento de Galileu.
Após a morte de Galileu vários cientistas deram continuidade à busca pelo valor da velocidade de propagação da luz. Michelson, um dos vários cientistas que buscavam essa resposta, baseado nos trabalhos de Foucault, conseguiu realizar experiências mais precisas que o levou a um valor igual a c = 2,9977 x 108 m/s, valor esse que foi publicado em 1932, mostrando a precisão das experiências realizadas por Michelson. Esse é um dos valores com maior precisão no