Estudante
Introdução
Fazendo um panorama histórico podemos pensar no papel da cidade como sede administrativa política. A partir desta definição, como pensarmos no papel da cidade durante o período colonial brasileiro? Dentro deste sistema, a cidade era pensada como ponto de controle do território no qual existia uma intermediação entre o colono e o governo da Metrópole portuguesa. Com o passar do tempo as cidades brasileiros foram se ampliando Na época como as políticas de urbanização como eram organizadas? Todos os projetos de planejamento urbano foram adotados pela metrópole portuguesa e implementados nas principais cidades coloniais brasileiras. Aproximando dos períodos finais da colônia e inicio do império foi à vez dos discursos arquitetônicos e sanitaristas repercutirem na política urbana do Brasil. Foram através destes discursos, que novos projetos urbanísticos foram apresentados como a construção de novos edifícios e obras de saneamento básico.
Enquanto a atuação dos grupos sociais nas decisões das políticas urbanas do Brasil, nossa tradição histórica sempre foi marcada pela forte centralização política nas mãos de um grupo social bem restrito. Esse fator favoreceu que estes pequenos grupos tomassem todas as decisões políticas urbanistas, de um lado apresentando novos projetos urbanos, de outro impedindo que outros grupos decidissem os planos políticos que poderia beneficiar a maioria da população.
. Aproximando da década de 1950 o Brasil viveu o processo de êxodo rural favorecendo para a desordem urbana. Essa desordem urbana favoreceu para a adoção de políticas públicas para as cidades como forma de criar política de financiamento capaz de estruturar a construção civil habitacional. Com a crise econômica dos anos 1980, houve uma queda nos investimentos públicos impedindo que estas políticas de urbanização fossem levadas adiante.