Estudante
Antes que se começasse o experimento as placas de petri* foram fotografadas e devidamente nomeadas ,identificadas. O bico de Bunsen foi ligado para haver a a esterilização do ambiente, impedindo assim que seres presentes no meio interferissem de maneira relevando no experimento.
Teste de esterilidade:
O tubo de ensaio, que continha as zaragatoas, foi aberto ao lado das chamas e retirou-se uma alça. Mergulhou-se a zaragatoa no desinfetante a ser testado. Apos isso , abriu-se a placa contendo Agar simples ( anteriormente identificada com a sigla AS) , e com a ajuda das alças foi espalhado um pouco de desinfetante cobrindo toda a superfície do meio de cultura. Todo este procedimento foi realizado ao lado do fogo.
O mesmo procedimento foi realizado com as placas de petri e agar sabouraud(anteriormente identificado como “Sb”), usando diferentes alças.
Teste da eficiência:
O local escolhido pelo grupo foi uma mesa totalmente suja de restos de alimentos , estabeleceu-se uma área de aproximadamente 10cm², a mesma foi umedecida com uma solução salina. Com o uso de uma zaragatoa foi feito um esfregaço e em seguida um estriamento na placa contendo agar simples.
O mesmo procedimento foi realizado com a placa de petri contendo agar sabourado , utilizou-se outra zaragatoa.
A área selecionada foi desinfetada de acordo com as orientações descritas no rótulo:” *”
Após realizado este procedimento foi feito um esfregaço na área selecionada com uma zaragatoa e em seguida um estriamento no agar simples e no sabouroud.
O experimento foi realizado com precisão o que nos proporcionou os resultados a