Topografia
CAMPUS PESQUEIRA
GONIOMETRIA
Goniometria Definição É a parte da topografia onde se estuda os instrumentos, métodos e processos utilizados na avaliação numérica de ângulos Instrumentos utilizados
Todo instrumento para medir ângulo chama-se goniômetro, com o exemplo de goniômetro temos: transferidor, grafômetro, pantômetro, azimutal, transito, teodolito, taqueômetro, clinômetro etc.
Goniômetros O Goniômetro é um equipamento utilizado na medição e na verificação de elementos em forma semicircular ou circular graduada com ângulos de 180º ou 360º, sendo o goniômetro utilizado tanto para medir como para construir ângulos perfeitos. Existem vários modelos de goniômetro como o goniômetro simples, chamado de “transferidor de grau” usado para conferir medidas angulares mais simples. A menor divisão possível deste tipo de instrumento é de um grau, sendo possível verificar os ângulos agudo e obtuso presente em determinada figura/objeto. Usa-se o goniômetro mais especificamente para medir o ângulo entre superfícies refletoras de um prisma, ou de um cristal. Os raios de luz são dirigidos sobre as superfícies do cristal, refletindo-se pelas faces. O ângulo entre os feixes refletidos então é medido, descobrindo-se assim a medida procurada como o goniômetro.
O goniômetro é também utilizado por fisioterapeutas que, com o instrumento, medem a amplitude articular de seus pacientes conhecida como “goniometria”. Esta técnica serve como um diagnóstico capaz de expressar as medidas articulares, podendo o goniômetro, nesta área, variar de tamanho e formato, transmitindo com precisão as informações necessárias para identificar as capacidades fisicas dos indivíduos avaliados.
Na