Estudante
INTRODUÇÃO:
Nos dias atuais, empresas, governos e sociedade de uma maneira geral, incluíram mais um item em sua lista de preocupações: as questões ambientais. A necessidade de se tomar medidas ecologicamente corretas cada vez mais se torna necessária não somente pela questão de desempenho profissional, mas por necessidade de se devolver o equilíbrio ao ecossistema do planeta. A Universidade como centro de disseminação de informação, conhecimento e pesquisa, tem o dever de servir de modelo para a sociedade, adotando rotinas administrativas consideradas “verdes” .
Dentro da estrutura administrativa da universidade, o setor de Tecnologia da Informação (TI) cresce igual, ou mais que os demais setores, para dar o suporte necessário ao desenvolvimento da instituição. Os laboratórios, centros de processamento de dados, secretarias diversas, salas de docentes, são apenas alguns dos locais onde se pode encontrar um ou vários computadores, e somente o funcionamento desses computadores já é o suficiente para se ter uma boa parcela de emissão de CO2 em nossa atmosfera. Além disso, os equipamentos dedicados a manter toda essa infraestrutura (servidores, switchs, roteadores, nobreaks, etc.) são montados em locais denominados de Data Centers nos quais, devido à grande geração de calor, são necessários sistemas de refrigeração que também são grandes consumidores de energia. Portanto, a utilização dos modernos recursos advindos da Tecnologia da Informação conduz a uma realidade: o alto consumo de energia. Neste trabalho são apresentadas propostas para o aperfeiçoamento das instalações do setor de TI dentro da Universidade visando à otimização e à redução do consumo de energia.
Os dois objetivos principais deste trabalho são: apresentar como forma de proposta, a implantação de procedimentos para reduzir o consumo de energia por parte dos equipamentos de informática das IES1; e apresentar as vantagens das soluções de computação em nuvem, grid