Raciocinio lógico
A Lógica Formal
O que é lógica formal?
A palavra “lógica” origina-se do grego clássico, do vocábulo lógos, que significa palavra, pensamento, idéia, argumento, relato, razão lógica ou princípio lógico. A
Lógica é uma ciência de base matemática e muito ligada à Filosofia. Ela tem como objetivo apresentar, através de uma pesquisa rigorosa das estruturas do pensamento, as regras que devem ser seguidas na elaboração de raciocínios válidos e corretos.
Como o pensamento é a manifestação do conhecimento e este visa à obtenção da verdade, faz-se necessário o estabelecimento de regras para que tal meta consiga ser alcançada. Destarte, a lógica é o ramo da filosofia que estabelece as regras do pensar correto. O estudo da lógica só adquire sentido ela é vista, de fato, como um meio de garantir que o pensamento aja de maneira correta, chegando, assim, ao conhecimentos tidos como “verdadeiros”.
Lógica natural x Lógica científica
A Lógica é uma ciência, um sistema de conhecimentos definidos, alicerçados em princípios de caráter universal. No que tange a tal aspecto, a Lógica filosófica se diferencia da Lógica espontânea ou empírica. A Lógica natural nada mais é do que uma aptidão inata do espírito empregada pelas faculdades intelectuais, mas sem ser capaz de justificar racionalmente por meio de princípios universais. A Lógica científica faz parte da filosofia normativa. Ela tem como objetivo central definir quais devem ser as operações intelectuais utilizadas na satisfação das exigências de um pensamento correto. Ela determina as condições, não de exigência, mas de legitimidade.
A lógica aristotélica
A lógica tem como base a boa elaboração dos argumentos, que são as estratégias lingüísticas empregadas na defesa de uma tese. A obra fundadora da lógica clássica é
Organon, de Aristóteles. Aristóteles nasceu em Estagira, na Calcídia (384 a.C. - 322
a.C.). Ele foi aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande e é