estudante
Objetivos da visita
Organi8zaçaqo da visita
Guiao da visita
Ficha de observação
Aspectos observados
Interesse da visita
Contributo para consolidação dos conhecimentos
Apreciação global
Sugestões de melhoria para a visita de estudo
Objectivos da visita Esta visita tinha como ponto principal evidenciar da produção industrial nacional e das exportações no crescimento da economia portuguesa, numa perspectiva microeconómica, pois apenas visitamos uma empresa e verificamos a sua situação no mercado actual. Além disso pretendia abordar aspectos fundamentais da empresa para desenvolver um processo do conhecimento a respeito da maior empresa de azeite a nível mundial. Compreender as estratégias utilizadas pela empresa para entender o seu domínio no mercado mundial e continuar a crescer.
Organização da visita Esta visita foi organizada pela professora de economia Lúcia Silva no dia 16 de janeiro de 2015 com início às 8:15 com destino a Ferreira do Alentejo, nomeadamente o lagar do azeite oliveira da serra.
Roteiro A visita teve início na sala de receção do complexo industrial do lagar com a guia que desenvolveu um discurso a marca e o seu historial. De seguida deslocamo-nos para o exterior das instalações onde podemos observar as maquinas com maior porte onde ocorre a separação, armazenamento e inclusive a limpeza das azeitonas. Em seguida dirigimo-nos para o laboratório onde são feitas as analises da qualidade da azeitona. Depois deslocamo-nos para espaço onde existiam em exposição todos os tipos de azeite da marca e os respectivos prémios, nessa mesma sala decorreu a exibição de uma curta-metragem sobre a empresa, num sentido de definir a empresa assim como os seus métodos e inovações a nível mundial.
Ficha de observação
Alfredo da Silva criou o primeiro grupo industrial, comercial e financeiro de Portugal a Companhia União