Estudante
1. Gás natural é um combustível fóssil não necessariamente associado ao petróleo. É resultado da degradação da matéria orgânica, uma combinação de hidrocarbonetos gasosos, principalmente metano e etano, resultando em um gás incolor e inodoro, de queima mais limpa que os outros combustíveis.
2. O depósito de gás natural ocorre no subsolo, onde houve o acúmulo de matéria orgânica soterrada, que se degradou em altas temperaturas e pressões.
3. Gás natural associado é aquele que se encontra dissolvido em óleos, quando no reservatório e antes de ser utilizado, precisa-se de ser separado do óleo. O não associado é aquele que se encontra quase totalmente ou totalmente livre de óleo.
4. O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos e alguns gases como o dióxido de carbono, o gás comercial depende de vários fatores que devem ser ajustados pelo desejo do comprador. Os componentes como enxofre, ácido sulfídrico, dióxido de carbono, oxigênio e inertes possuem um valor máximo na composição do gás.
5. As principais características do gás natural, que é composto quase completamente por metano são sua densidade que é inferior a do ar; baixo ponto de vaporização, isto é, a mudança do estado líquido para gasoso ocorre em baixa temperatura; seu limite de inflamabilidade é superior a outros gases combustíveis.
6. Por ser tratar de um gás, seu transporte requer alguns tratamentos prévios, como a compressão ou liquefação, e em alguns casos a odorização, já que é um gás inodoro e por medidas de segurança utiliza-se um odor para caracterizá-lo. O transporte pode ser efetuado através de dutos de alta pressão ou navios metaneiros, barcaças ou caminhões criogênicos.
7. Como o gás natural pode substituir combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos, ele atua em diferentes áreas da sociedade, na comercial, industrial, residencial e veicular. Na área comercial é aplicado em restaurantes, academias, supermercados e outros, nas residências é utilizado em