estudante
A - esquema da região proximal de uma pena de contorno típica, com o eixo central ôco. O cálamo é a parte da pena que se insere no corpo da ave e a raque, a porção externa de onde saem as barbas (feixes paralelos de queratina), presas umas às outras pelas bárbulas. B - filopluma de pinguim. C - detalhe de pluma, com a queratina menos estruturada e sem bárbulas. D - detalhe das barbas com as bárbulas enganchadas umas às outras pelos hâmulos (ROMER, 1978). A: uma papila dérmica evagina-se, iniciando a formação da pena.
B: uma bainha epidérmica acompanha a papila dérmica em crescimento. Esquema do crescimento de uma pena, indicando sua origem dérmica:
C: o cálamo aloja-se no folículo penáceo e é irrigado por capilares da derme; a raque ramifica-se, iniciando a formação das barbas (ROMER, 1978). Abaixo das penas de vôo, as aves possuem uma camada de penas de contorno, menores que as anteriores, sob as quais existe ainda uma outra camada de penugem. As penas da penugem ou plúmulas seguram o ar perto do corpo da ave, mantendo o calor. As penas de contorno são constituídas de uma porção penácea superior e uma porção plumulácea, inferior. A penugem possui apenas estrutura plumulácea. Essas camadas proporcionam isolamento térmico adicional.
Partes de uma pena de contorno (GETTY, 1981). As plúmulas das aves recém-nascidas, embora também possuam cálamo e raque, possuem barbas que não