ESTUDANTE
Os primatas são classificados como do novo e do velho mundo:
Novo mundo: eles têm como principal característica suas narinas achatadas e separadas. Vivem principalmente nas florestas, sendo ativos durante o dia e dormindo à noite. Sua alimentação é feita em cima das árvores, onde se fartam de folhas e frutos.
Velho mundo: cerca de 70 espécies na África, Ásia e Indonésia. Todos caminham com quatro patas, um exemplo disso é o babuíno.
Existe também a classificação dos primatas como sendo inferiores e superiores:
Inferiores: constituem 21 espécies vivendo a maioria nas florestas de Madagascar. Entre esses macacos há alguns que medem 12 cm e outros que chegam a 90 cm.
Primatas superiores: são principalmente aqueles que têm a face achatada e os olhos voltados para frente (eles não têm cauda). Os orangotangos pesam cerca de 90 kg e os gorilas chegam aos 275 kg.
Os primatas têm, em geral, as mesmas características principais que são:
Visão binocular.
Mãos especiais para subir, saltar e balançar em árvores.
Manuseiam com habilidade objetos pequenos, pois tem mãos com 5 dedos.
Possuem cérebro grande em comparação ao corpo.
Nós, os seres humanos, segundo a teoria da evolução das espécies (Charles Darwin), temos um mesmo ancestral comum em relação aos macacos. No Japão, foi testado e comprovado que os macacos têm mais memória que os seres humanos, mostrando, assim, que não é em tudo que somos superiores.