Estudante
O Renascimento é um termo utilizado para retratar o período da cultura clássica greco-romana datado entre 1300 e 1650, as construções desse período retratam parte da antiga cultura greco-romana adaptada a novos traços da até então realidade moderna, ou seja, a construção de igrejas, templos e palácios adotando os padrões clássicos. Daí também vem o porquê desse nome “Renascimento”, por conta da redescoberta e revalorização da cultura clássica. Generalizando a arte no Renascimento é caracterizada pela concepção de arte como uma imitação da natureza, no entanto mais do que uma imitação a natureza deveria passar por uma visão racional e matemática. Na pintura essa representação organizada da natureza foi aplicada pela utilização da perspectiva, por onde os artistas conseguiam em suas obras aplica espaços reais sobre uma superfície plana, dando a noção de profundidade e volume passando a interpretações tridimensionais. Na Arquitetura o principal traço foram o abandono das alturas transcendentais das catedrais góticas optando por uma redução das construções para uma dimensão mais humana. Os arquitetos renascentistas também descobriram que a origem da construção clássica estava na geometria euclidiana, ela usava como base de suas construções o quadrado, aplicando-se a perspectiva a fim de obter uma construção harmônica.
As Esculturas basicamente são a forma de expressão que maior representa o renascimento em si, isso tratando o sentido humanista. Utilizando como já foi dito da perspectiva e da proporção geométrica as figuras humanas são um grande destaque. Podemos dar destaque a dois elementos, a expressão corporal, que garante o equilíbrio geométrico das figuras e suas expressões faciais, revelando figuras que demonstram sensações e atitudes. E em referência ao naturalismo o nu volta a ser utilizado.
Na música o principal destaque está no aumento da utilização do sistema tonal e da harmonia vertical, houve também uma grande renovação no