Analise de Sistema
Introdução
É uma ferramenta de diagnóstico que permite rastrear a rota seguida por um pacote (datagrama) através de uma rede de computadores que utilizam o protocolo IP. Tem como seu criador e desenvolvedor Van Jacobson que fez a implementação segundo sugestão de Steve Deering, com colaborações destacáveis de C. Philip Wood, Tim Ceaver e Ken Adelman. Teve sede de criação no Network Research Group (NRG) of the Information and Computing Sciences Division (ICSD) at Lawrence Berkeley National Laboratory (LBNL) in Berkeley, California. Esta ferramenta pode ser utilizado tanto por profissionais que atuam na área de redes, quanto por usuários com conhecimentos necessários para avaliar os resultados apresentados pela ferramenta. É uma ferramenta gratuita e nativa nos sistemas operacionais. Pode ser encontrada nos sistemas operacionais Linux, Windows, MacOS X, FreeBSD e NetBSD. A principal funcionalidade desta ferramenta é permitir elaborar uma cartografia dos routers presentes entre uma máquina fonte e outra alvo através do envio de pacotes de eco. Não é difícil para instalar.
Palavras-Chaves
Roteamento; IP; Ping; UNIX; VMS; Hops; Probe; Grátis.
Resumo
Traceroute é uma ferramenta que permite descobrir o caminho feito pelos pacotes desde a sua origem até o seu destino. Ele é usado para testes, medidas e gerenciamento da rede. O traceroute pode ser utilizado para detectar falhas como, por exemplo, gateways intermediários que descartam pacotes ou rotas que excedem a capacidade de um datagrama IP. Com esta ferramenta, o atraso da "viagem" do pacote entre a origem e gateways intermediários são portados, permitindo determinar a contribuição de cada gateway para o atraso total da "viagem" do pacote desde a origem até o seu destino.
Versões melhoradas do traceroute permitem a especificação de "rotas livres da origem" para os datagramas. Isto permite investigar qual o caminho de retorno que as máquinas remotas fazem até o host local.
Mecanismo