Estudante
1. OBJETO DO PROJETO
- Desenvolver ações de policiamento comunitário, priorizando a presença mais efetiva e prolongada de serviços policiais, junto às comunidades rural, através da implantação do projeto denominado "Patrulha Rural Comunitária".
- Aumentar à sensação de segurança nas comunidades rurais da área de ação do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto - 3° RPMon; através da presença mais efetiva da Brigada Militar, em dias e horários pré-fixados ou não.
- Atender aos frequentes pleitos formulados por lideranças das comunidades rurais para que aumente a frequência do policiamento ostensivo, além de rápida resposta em casos que haja a necessidade da presença da polícia militar.
- Instrumentalizar os órgãos policiais com equipamentos que possibilitem racionalizar o emprego de recursos humanos, e potencializar ações de polícia Comunitária, calcadas DO PROJETO no binômio dinâmica/mobilidade
- Aquisição de viatura adaptada e demais equipamentos para a execução do Projeto
2. JUSTIFICATIVAS
A Secretaria de Estado da Justiça e da Segurança tem como um dos seus propósitos centrais a implementação de ações de policiamento comunitário, buscando aproximar, cada vez mais, os órgãos policiais dos cidadãos, pela oferta de serviços que possam agregar facilidades e benefícios, diretamente a comunidade. Ainda, dentro dessa linha, busca, também, integrar ações e iniciativas de vários entes ou órgãos públicos, pertencentes ou não a estrutura policial, com o propósito de somar esforços e racionalizar o emprego dos recursos públicos em prol da construção da cidadania. O presente projeto está fundamentado sobre dois vetares, quais sejam: policiamento comunitário e instrumental. A ação de policiamento comunitário se caracteriza pela motivação e pelo método de funcionamento. A ideia de “Patrulha Rural Comunitária" deriva, inicialmente, da Patrulha Rural do 3ºRPMon que hoje realiza o