Criptografia
Mecanismo de segurança onde por meio de mensagens cifradas ou em códigos, transferem informações secretas, que permite apenas ao emissor e o receptor seu acesso. Com o grande avanço tecnológico, tendo como exemplo o avanço computacional, várias aplicações de criptografia podem ser integradas a sistemas operacionais protegendo comunicações como também transferência de dados via internet.
Criptografia de chave simétrica: (CRIPTOGRAFIA DE CHAVE SECRETA OU ÚNICA), é usada quando uma mesma pessoa codifica e decodifica uma mensagem, não há necessidade de compartilhamento da chave secreta.
Criptografia de chave assimétrica: (CRIPTOGRAFIA DE CHAVE PÚBLICA, UTILIZA DUAS CHAVES DINSTINTAS), quando uma mensagem é codificada com uma das chaves, somente a outra do par pode decodificá-la.
Para garantir a confidencialidade de grandes volumes de informações, a criptografia por chave simétrica é mais indicada, pois, o seu processamento é mais rápido, entretanto, há uma necessidade de um canal seguro de comunicação para promover o compartilhamento da chave secreta. Quando a transferência de dados é usada pela criptografia da chave assimétrica, apesar de seu processamento lento, não há a necessidade do uso de um canal seguro de comunicação, pois não requer que se mantenha uma chave secreta com cada um que desejar se comunicar.
Uso da assinatura digital – permite comprovar a autenticidade e a integridade de uma informação, ou seja, se ela foi realmente gerada por quem realmente diz ter feito.
Certificado digital – registro eletrônico composto por um conjunto de dados que distingue uma entidade e associa a ela uma chave pública.