estudante
O México proclamou uma constituição centralista, com isso os colonos imigrantes do Texas rebelaram-se e expulsaram a guarniação mexicana de San Antonio de Bexar. Os nortes americanos foram favorecidos pelas lutas entre conservadores e liberais, então estabeleceram um governo provisório no Texas e proclamaram independência.
Com a independência San Houston tornou-se presidente da nova republica, legalizando em seu governo a escravidão dos negros, e a solicitação da anexação do Texas aos Estados Unidos. Os abolicionistas do norte prostetaram contra alegando ser uma conspiração do Sul para amplias os territórios da União. Como os interesses do norte e sul eram diferentes o governo recusou as questões.
Os Estados Unidos temia uma ação inglesa no Texas, por isso que em 1845 houve sua anexação a União. Devido a esse acontecimento o México rompeu relações com os Estados Unidos. Os ideais expansionistas norte-americanos baseavam-se no desejo de levar liberdade e democracia a outros países.
Por questões de fronteiras o México e os Estados Unidos viviam em atritos, o México suspedendeu o pagamento de uma divida antiga. O presidente da época Polk prôpos ao governo mexicano esquecer essa divida, mas isso não sairia barato, o México deveria reconhecer o rio Grande como fronteira entre os dois países. Ofereceu ainda uma quantia pela aquisição do Novo México e California. O governo recusou. Em 1846 os Estados Unidos declarou guerra ao México. Temendo a aliança da Inglaterra com o México, em 1846 os Estados Unidos firmou o Tratado de Oregon. A guerra durou por 2 anos.Os habitantes da