ufg a nossa universidade
RESUMO SOBRE O LIVRO APRENDENDO METODOLOGIA CIENTÍFICA: UMA ORIENTAÇÃO PARA OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO.
Goiânia
2014
MARCELO EUGÊNIO REZENDE SILVA
RESUMO SOBRE O LIVRO APRENDENDO METODOLOGIA CIENTÍFICA: UMA ORIENTAÇÃO PARA OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO.
Goiânia
2014
APRENDENDO METODOLOGIA CIENTIFICA: UMA ORIENTAÇÃO PARA OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO.
De acordo com a constituição da modernidade na sociedade ocidental, o homem começa a valorizar a ciência e questionar de forma sucinta o que ela traz consigo. O questionamento desse conhecimento científico resulta em uma discussão sobre a metodologia utilizada na formulação dos estudos, resultando em diferentes formas de entendimento e produção do saber.
Com o intuito de discutir e formular estes fundamentos científicos surge no século XVII a epistemologia. A qual tem como polos principais envolvidos na produção do conhecimento o sujeito ( o qual analisará algo) e o objeto ( que será o “algo” analisado). A partir da análise do relacionamento e posição entre estes elementos surgem perspectivas que tentam apresentar cada qual a seu modo o processo de produção do conhecimento.
Ainda no século XVII surgem dois fundamentos importantes: o racionalismo que de forma dedutiva pressupõe a primazia do sujeito ou sua atividade em relação ao objeto, tomando a razão como a responsável pelo conhecimento, Descartes seu maior representante propunha que a razão seria obra divina; o empirismo difundido por Bacon pressupõe de modo indutivo a primazia do objeto em relação ao sujeito, onde o conhecimento será produzido a partir de como a realidade se apresenta ao observador.
A transição do século XVII e XVIII foi de suma importância para a produção do conhecimento científico com a participação de Isaac Newton promovendo o interacionismo entre o empirismo e racionalismo através de seus experimentos e estudos. O Iluminismo deixa sua marca